Caso de Estudo

Projecto com CIN

produçãostello plannerindústria
5 de Agosto 2022 // 10 mins de leitura

Com mais de 100 anos de experiência no mercado de tintas, a CIN é líder de mercado na Península Ibérica. Em 2021 o volume de negócios total da CIN foi 320 milhões de euros. A CIN atua em três principais segmentos de mercado: Construção Civil, Indústria e Proteção Anticorrosiva.

CIN - Corporação Industrial do Norte, S.A. tem instalações em mais de 15 países, e pode encontrar produtos com a marca CIN em mais de 50.

    O Projeto

    Para a implementação do Stello Planner, foi fundamental ter em atenção os seguintes objetivos: 

    • Identificar e compreender as funcionalidades dos sistemas já existentes no planeamento e programação da produção
    • Fazer uma análise realista do Stello Planner e realizar as parametrizações necessárias
    • Configurar corretamente o software e a interface para a integração do Stello Planner com os restantes sistemas existentes na empresa, de forma a ajustá-lo à realidade fabril
    • Garantir uma importação e exportação de dados sólida, entre os vários sistemas
    • Avaliar o impacto da implementação do sistema na CIN

    Com este projeto a CIN pretende: 

    • Maximizar a capacidade de produção
    • Minimizar work in progress (WIP)
    • Aumentar a produtividade, a eficiência dos recursos e o desempenho de serviço
    • Melhorar os planos de produção
    • Rápida resposta ao idle e breakdowns
    • Reduzir slob, o inventário, o lead time e o schedulling effort

    Ganhos decorrentes do projeto

    Tendo atingido os objetivos do projeto, os ganhos que o Stello Planner está a trazer à CIN refletem-se da seguinte forma:

    • Melhoria nos planos de produção em 30,70%
    • Maximização da capacidade produtiva em 18,70%
    • Cumprimento dos prazos de entrega em 18,70%

    Também se comprovou que os planos gerados pelo Stello Planner são muito mais eficientes e muito mais próximos da realidade fabril do que os planos gerados pelo anterior programador da produção. O critério de otimização (maximização das prioridades) foi considerado o mais adequado e aquele que traz mais progressos à empresa (48%).

      Testemunho na primeira pessoa

      “A implementação do Stello Planner permitiu uma boa programação da produção, pois possibilita a integração do planeamento com toda a cadeia de abastecimento, relaciona ordens com relações de precedências, analisa as restrições, permite a reprogramação rápida, em caso de imprevistos, possibilita a simulação de cenários, para escolher o melhor plano de produção simulado, e melhora o cumprimento dos prazos de entrega.

      Tudo isto trouxe bastantes ganhos à CIN e, consecutivamente, está a criar valor à gestão da produção da organização e a criar vantagem competitiva à mesma, sendo que 100% da equipa considera que o Stello Planner está a ser uma mais-valia para a CIN.

      É indubitável que o Stello Planner está a ser um fator diferenciador e vital para a CIN consolidar a sua posição no mercado, conquistar novos clientes, estar um passo à frente da concorrência, diminuir os custos e aumentar o lucro. Para além da satisfação da equipa de utilizadores”.

      Pedro Cruz, Manager of Industrial Projects and Production Information Systems

        Roll-out

        Neste momento, o Stello Planner está presente em duas unidades do grupo CIN, escalonando, semanalmente, cerca de 6.500 operações, em cenários de elevada complexidade, repartidas por 2 fábricas e 8 departamentos, prevendo-se que, no curto prazo, estes números aumentem.

          contacte-nos

          Gostaríamos muito de ouvir o que tem para dizer