O Stello Planner incorpora algoritmos flexíveis e eficientes, baseados em meta-heurísticas, variantes multi-objetivo e sistemas de apoio à decisão sofisticados, que reforçam o papel do decisor e a sua interação com todo o sistema. Os algoritmos são desenvolvidos e constantemente evoluídos numa colaboração permanente e estreita entre a Softi9 e o INESC TEC.
Fazendo uso da algoritmia, o Stello Planner apresenta-se como uma ferramenta indispensável para os gestores da produção, ajudando-os a assegurar aumentos da produtividade e da competitividade global. Para isso, o Stello Planner tem como objetivos, entre outros:
O Stello Planner utiliza algoritmos matemáticos para obter, de forma expedita, uma boa solução, sendo possível selecionar vários objetivos em simultâneo.
A gestão das operações e o planeamento da produção envolvem, na generalidade dos ambientes industriais, a tomada de decisão em diferentes níveis, associados a diferentes horizontes temporais e a diferentes níveis de agregação da informação.
É importante que o Stello Planner seja alimentado com informações fidedignas acerca dos dados relacionados com a produção, sendo a comunicação com outros sistemas feita através de ficheiros XML.
Os mecanismos de integração do Stello Planner com outros sistemas, são suportados em modelos de informação de capacidade e de engenharia de produto baseados no standard ISA95 e implementados em XSD/XML. A integração entre o Stello Planner e sistemas legados tais como o Enterprise Resource Planning (ERP) e/ ou o Manufacturing Execution Systems (MES) é simples, podendo ser implementada através de ficheiros XML, MS Excel ou serviços web. No caso de o sistema legado não possuir toda a informação necessária à correta execução do Stello Planner, este implementa mecanismos que permitem complementar a informação proveniente do ERP.